Curso de Letras da UFC

ESCOLHA DE LOGOTIPO PARA 
50 ANOS DO CURSO DE LETRAS

 SELEÇÃO DO LOGOTIPO

    A Coordenação do Curso de Letras divulga o resultado  da escolha do logotipo em comemoração aos 50 anos do Curso de Letras da UFC. Foram selecionados os logotipos abaixo:

1º lugar

Picture
Modelo 1
Participante:
Maria Edineuda Teixeira Pinto
Significado: A cor azul do fundo lembra a tonalidade do brasão da universidade, já os tons dourados associados ao jubileu de 50 anos, fazem a imagem do ouro metaforizada para lembrar o valor da tradição do curso. O símbolo da flor-de-lis, já há tanto tempo associado ao curso, representa com as três pétalas, a fé, a sabedoria e o valor.  Finalmente, a coruja traz como significado "o ver a totalidade", ou seja, ela, através da sabedoria, nos dá a possibilidade do ver as coisas na sua totalidade, o consciente e o inconsciente. Na essência, a coruja vê o que os outros não vêem. No entanto, para poder ter percepções a respeito de outras pessoas, é preciso que se desperte a capacidade de olhar para si mesmo, em busca de uma visão mais íntegra de si, ou de aspectos que ainda precisem ser vistos.

3º lugar

Picture
ParticipanteMaryane Freitas
Significadoum livro sendo folheado pelo vento mostrando a ideia de tempo passando para melhor representar os 50 anos da Letras. O nascer do sol atrás, no tom alaranjado, mostra o caráter tradicional do curso, mas que está sempre sendo renovado, assim como o nascer do sol que todo dia nos mostra um novo amanhecer como um grande espetáculo sempre diferente.


LANÇAMENTO NA VIII SEMANA DE HUMANIDADES

    O logotipo selecionado em 1º lugar será oficialmente lançado no dia 05 de maio, às 17 horas, no Auditório José Albanao -CH/UFC-Área 1, ocasião em que haverá a entrega da premiação ao primeiro colocado e de certificados aos três primeiros. 
        Maiores informações: letrasufc50@gmail.com   

     

2º lugar

Picture
Modelo 2
Participante: Maria Edineuda Teixeira Pinto
Significado: este logotipo traz em sua forma a tradição do curso de Letras representada através das letras “manuscritas” que remetem a uma face clássica. Essa face também está associada à escolha da cor dourada a qual metaforiza o valor da tradição do curso.
 O símbolo da flor-de-lis, há tempos associado ao curso, representa com as três pétalas, a fé, a sabedoria e o valor.
 O número “50” está diretamente relacionado ao nome “Letras” para enfatizar a trajetória do curso. Esse logotipo ainda pode-se associar à simbologia da coruja, a qual traz como significado "o ver a totalidade", ou seja, ela, através da sabedoria, nos dá a possibilidade do ver as coisas na sua totalidade, o consciente e o inconsciente. Na essência, a coruja vê o que os outros não vêem. No entanto, para poder ter percepções a respeito de outras pessoas é preciso que se desperte a capacidade de olhar para si mesmo, em busca de uma visão mais íntegra de si, ou de aspectos que ainda precisem ser vistos.